A YOKOHAMA desenvolveu um sistema que prevê as propriedades da borracha

A YOKOHAMA desenvolveu um sistema patenteado que utiliza IA (Inteligência Artificial) para prever as propriedades físicas dos compostos de borracha

A YOKOHAMA desenvolveu um sistema patenteado que utiliza IA (Inteligência Artificial) para prever as propriedades físicas dos compostos de borracha. Este sistema já é utilizado para projetar compostos de borracha para os pneus YOKOHAMA.

A Empresa espera que a capacidade do sistema para realizar uma grande quantidade de experiências virtuais lhe permita acelerar o desenvolvimento de compostos, reduzir os custos de desenvolvimento e criar produtos de maior rendimento e performance. O sistema auxiliará também os engenheiros menos experientes no processo de criação de novos compostos.

O sistema foi desenvolvido seguindo o novo conceito de utilização de IA da YOKOHAMA, HAICoLab, lançado em outubro de 2020. O sistema utiliza IA para prever as propriedades físicas de um composto de borracha com base nos parâmetros do seu desenho projetados por um engenheiro.

Além disso, de forma a facilitar a capacidade dos engenheiros para confirmar os resultados previstos, o sistema inclui uma função que disponibiliza as propriedades físicas previstas e uma outra que procura uma composição com a capacidade de prever as propriedades físicas mais próximas das ideais. O novo sistema permite a colaboração entre humanos e IA, que conduzirá à aquisição de novos conhecimentos.

No futuro, a YOKOHAMA irá generalizar o uso deste novo sistema para desenvolver compostos de borracha para uma ampla gama de outros produtos da empresa, como mangueiras e correias transportadoras.

*Acrónimo de “Human and AI ColLaborate“ para inovação digital. Significa também um laboratório para a investigação conjunta de humanos e IA.

HAICoLab é um novo conceito destinado a fomentar inovações digitais ao dinamizar os esforços de colaboração que juntam a inspiração humana e a sua criatividade com a enorme capacidade de processamento de dados da IA.

A YOKOHAMA tem como objetivo adquirir novos conhecimentos ao criar e compilar dados baseados em condições hipotéticas propostas por humanos para, de seguida, utilizar a IA para prever, analisar e procurar o melhor resultado.

A YOKOHAMA tem estado na vanguarda dos desenvolvimentos tecnológicos através do uso de Inteligência Artificial nos seus processos de concepção e desenvolvimento de materiais e pneus. Por exemplo, em 2017, a YOKOHAMA revelou duas novas tecnologias: uma de desenvolvimento de material de borracha que utiliza informática de materiais e uma outra de concepção de pneus que aplica tecnologia informática.

Agora, seguindo o novo conceito HAICoLab, a YOKOHAMA utiliza a IA para desenvolver não apenas produtos e serviços, mas também processos inovadores. Através deste esforço, a YOKOHAMA contribuirá para uma “Sociedade 5.0”, uma sociedade de futuro que melhorará as experiências dos cidadãos e que tirará o melhor partido de tecnologias inovadoras como a IA e a IoT, como preconiza o gabinete do governo japonês.

Teilen auf: